Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PORTUGAL,MEU AVOZINHO!


 Brasileira por nascimento e portuguesa por coração,quero  fazer uma louvação à Portugal.
 Se estivesse lá , na terrinha,certamente estaria em Guimarães,berço da nacionalidade,recordando Afonso Henriques,a batalha de Aljubarrota,cantando cantigas d’amor ou cantigas d’amigo nos vetustos  salões do castelo esperando,quem sabe por milagre,cruzar com Dom Afonso indo ás cavalariças para espairecer um pouco,entre os queridos animais,das intrigas da Corte.
Uma palavra eu tenho  na ponta da língua quando avisto Guimarães: Reverencia.!
Uma interrogação no olhar,uma ânsia de saber quem foram realmente essas pessoas,por que nasceu esse homem,por que lutou, em nome de que ideal   morreu!?
Se eu morasse no Minho,certamente seria chamada de caçarelha,que lá é pessoa tagarela que  tudo quer saber e não guarda segredo.
O castelo visto de fora parece maior.
Há pedras do tempo de Dom Fernando e madeira mandada armar pela condessa Mumadona,mas,há também restaurações recentes;ora,não tem jeito,eu mergulho,de cabeça no rio da historia; quero saber,imaginar quais foram os antepassados desse povo heróico,marítimo,viajeiro, esse povo que está bem em qualquer lugar,mas,não esquece sua gente,sua pátria, que canta com amor a sua aldeia; esse povo que inventou o fado,a saudade ,o caldo verde,esses gigantes que construíram os Jerônimos,esses navegadores imortais que alargaram o mundo,fazendo dele  seu quintal.
A  historia ainda se faz presente em Guimarães.
O passado está lá,nas mesmas pedras brutas que sentiram os pés de D.  Afonso e por onde passaram   também os antonios,os manueis,os álvaros,os josé marias,toda a raça portuguesa,rija e forte,fibra de conquistadores.
Gostaria de dormir numa água-furtada em frente à Praça do Toural.
 Vento, céu, solo, sol são os mesmos; e eu,tão pequenininha diante de tanta magnitude,sinto uma alegria imensa de estar aqui, louvando o que deve ser louvado,amando de paixão esta terra e este povo,meus ancestrais,feitos de lágrimas,sangue e saudades.
Portugal,jardim da Europa, á beira-mar plantado, meu coração é vosso!,

7 comentários:

  1. Bela lembrança para a homenagem.
    Um abraço terno.

    ResponderExcluir
  2. Querida Miriam, apareça no meu blog. Viemos da região de Alhos. Grata pela homenagem aos meus ancestrais. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  3. Yayá,vou te visitar ,sim.Adoro seus versos e escritos. bjs

    ResponderExcluir
  4. Toninho,adoro Portugal,sabes?
    Adoraria viver por lá. bjks

    ResponderExcluir
  5. Bem haja pela visita às "terras altas" de Portugal. Concordamos que , para nos entemdermos , não precisamos de acordos políticos, a Língua está acima destas leis; as línguas vão evoluindo naturalmente, cada uma à sua maneira, não precisam de ser iguaizinhas, daí lhes vem a sua riqueza e beleza...Este seu blogue e os outros merecem uma visita com mais tempo... Voltarei. Beijos.

    ResponderExcluir