Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

SOBRE O PRECONCEITO







SOBRE O PRECONCEITO
O filme Milk, que está nas locadoras,me parece uma ótima oportunidade para falar de preconceito.
Confesso que tenho preconceito contra o preconceito,que considero uma opinião sem julgamento.Existem pessoas que se julgam donas da verdade,e,por isso discriminam os opostos,não sabem conviver com as minorias,torcem o nariz para “os diferentes.”Como estão erradas!
 O sol nasce prá todos e as idéias e pessoas diferentes é que tornam o mundo tão interessante.No entanto, o preconceito racial,sexual,religioso  transformam o viver em sociedade,um círculo que esqueceu ao  Dante.Em criança,aprendemos com nossos bem intencionados pais,uma série de dogmas,que já nos vêm prontinhos,alguns mamados com o leite materno; nunca os examinamos,para verificar se verdadeiros,ou,se não estão ultrapassados.
 ”Diga-me com quem andas,dir-te-ei quem ´és”;  ”lé com lé,cré com cré”,velho adágio português,leigo com leigo,clérigo com clérigo(o cré ,porque o povo não sabia pronunciar clérigo.) então,não falamos com feios, e, feios são todos aqueles diferentes de nós e,os malditos
.Muitas vezes,aceitamos o preconceito,para sermos aceitos pelo clã; e ,nessa onda de bom-mocismo, andamos pela vida como papagaios,repetindo conceitos que nunca avaliamos ou estudamos.
Discordar é preciso!
Sem os contestadores, o mundo não andava, ainda  acharíamos que o sol gira em torno da terra e, talvez nem tivéssemos inventado a roda.
Ou ficávamos como o velho do restelo,á beira do Tejo,a murmurar:-
I sso não vai dar certo...
Enquanto não entendermos que as pessoas têm direito a escolhas,que devem ser  respeitadas mesmo sendo diferentes ou por causa disto-,nunca conheceremos a paz.
Uma das causas das guerras é eliminarmos as diferenças
Nunca examinamos nada,aceitamos o   “consumatus est”  e,saímos por ai repetindo antigos conceitos, sem perceber que o mundo andou, coisas novas surgiram, crenças nasceram e morreram, a terra gira, o sol nasce e se põe ,e, a gente ali, ainda acreditando em velhas idéias e rejeitando o futuro
.E se Deus for preto?E se o errado estiver certo?chi ló sá?
A nossa tendência é  nos rebelarmos  contra o preconceito,graças a Deus ;as pessoas berram contra a modernidade, a impiedade, a gente se assusta ,não quer ser a ovelha negra da comunidade, a gente quer aceitação, prestigio social; seu mentor espiritual , temeroso de perder seu fiel, o político temeroso de perder seu voto, o governo,que não quer perder o controle sobre você ,todos se levantam contra o seu desejo de mudar, de examinar melhor as coisas, e, lá vai você, mais um idiota controlado
.E esse estado de coisas vai continuar, até que todos descubram que ser cretino não serve prá nada e que perseguir os outros só gera guerra e destruição
Voltaire dizia” não concordo com você em nada,mas,darei minha vida para que você possa pensar diferente.



Texto de Miriam Sales




POSSE NA ACADEMIA BAIANA DE LETRAS











Hoje,às 18 h toma posse como residente da ABL ,o acadêmico,médico,escritor ,cronista e jornalista ,Aramis Ribeiro Costa.
Com a força das suas idéias e  a dedicação a tudo que faz,Aramis não quer uma Academia passiva “onde velhotes tomam  o chá das cinco”; sua idéia é imprimir dinamismo a essa Casa proporcionando, um contato mais próximo entre o escritor e seu público,seja através de cursos,palestras ou encontros.
Pós graduado em Administração Hospitalar,Dr. Aramis ,certamente,irá fazer de tudo para tirar da UTI,a Literatura da Bahia,tão necessitada de renovação.
Desejamos muito sucesso para ele no decorrer do seu mandato e daremos todo apoio à Academia,divulgando,participando como free-lancer e  levando as novas idéias aos colegas escritores.

PALAVRA DO LEITOR:



Obrigada Miriam, pela bela noticia.
Com certeza, Dr Aramis preencherá todas as espectivas.
O fato é sim, verdadeiro, as Academias de Letras, no geral, resumem-se a um 'chá das cinco'. Aqui também estamos batalhando para melhor representá-la com escritores que amam as letras com fervor, que escrevem para a vida e não para si próprios.
Muito sucesso, e sempre inspiração.
Grande abraço.
'
Nadilce Zanatta é escritora


2 comentários: