Seguidores

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CRIANÇAS,LIVROS E BRINQUEDOS


                                                                          OUT/12/17
Crianças,livros e brinquedos


Quando se aproxima o aniversário de uma criança logo pensamos: preciso comprar um brinquedo! O mesmo acontece no Dia das Crianças. E logo vimos lojas e centros comerciais populares lotados com pais na busca de um brinquedo para presentear seus pequenos.
A busca por esse tipo de agrado vem de uma cultura de anos atrás. A própria origem do Dia das Crianças no país se deu com o apelo comercial da indústria de brinquedos. Mas, você pai, mãe ou responsável já se perguntou porque preferimos dar de presente brinquedos, roupas e não, por exemplo
“Por conta dessa cultura instituída, não é de se estranhar que


, tristemente, uma criança não se sinta devidamente prestigiada ao ganhar um livro de presente em uma data a ela especial. Será que seus pequenos reagiriam dessa forma? A dúvida que certamente passa na cabeça de muitos neste momento caracteriza a necessidade de mudarmos essa nossa cultura. E, como resultado natural, mudarmos também a cultura de nossas crianças”, afirma Tânia Medeiros, coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino.
O livro pode sim ser um presente mágico e maravilhoso. Ele estimula a imaginação, prende a atenção e faz com que o gosto pela leitura seja algo natural desde os primeiros anos de vida.
Se ainda tem dúvida sobre o poder do mundo das letras, Tânia Medeiros estimula pais a fazer um teste: “além do brinquedo, combine com seu filho a ida até uma livraria para que juntos possam escolher um livro. Diga que vocês lerão juntos e que terá um momento no dia ou na semana que será apenas de vocês darem asas à imaginação”, orienta a pedagoga.
Após a leitura, Medeiros sugere que pais proponham

 uma atividade lúdica a seus filhos, para tornar o momento ainda mais especial. “Vale fazer uma ilustração, uma encenação ou o que vier em mente. Isso faz com que o encantamento pelos livros seja ainda maior”, diz a especialista.
Agora, para que essa atividade realmente seja transformadora, a coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino dá algumas dicas valiosas:
- Se você, pai, mãe ou responsável nunca fez uma contação de história, tente perguntar na escola de seu filho como funciona. A internet também pode ser um caminho de aprendizado.
- Se o tempo é realmente apenas de vocês, o doe verdadeiramente. Nada poderá atrapalhar a ocasião. A leitura deve ser feita em um ambiente calmo e aconchegante.
- Respeite o dia e horários combinados, de forma que se crie a rotina e a criança crie expectativa pelo momento da leitura. Desligue televisores, silencie celulares e qualquer outro aparato que possa distrair a atenção dos envolvidos.
- Nesse momento de leitura mais que especial, não tenha vergonha de usar a criatividade. Utilize a entonação para dar vozes diferentes aos diferentes personagens do livro; faça alguns efeitos especiais (como barulho da chuva, de um trovão, um pássaro, etc); analise juntos cada imagem ou ilustração.


- Aproveite a leitura também para o desenvolvimento da compreensão da criança. Peça para ela recontar a história, do jeito dela, lembrando que não há certo ou errado nesse mundo imaginário da literatura. Se quer buscar uma resposta, faça algumas perguntas para que ela chegue ao que espera. E o mais importante curta esse momento.
👀👀Extraído do site Lifestyle.





 LEIA PARA SEU FILHO!
LEIA COM SEU FILHO!
ESTIMULE A LEITURA!

 OS 10 MELHORES LIVROS INFANTIS
1-A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO
2-O PEQUENO PRÍNCIPE
3-PETER PAN
 4 - CONTOS DE GRIMM
5-DOM QUIXOTE PRA CRIANÇAS
6-ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
7-OU ISTO OU AQUILO
8-FÁBULAS DE ESOPO
9-O MENINO MALUQUINHO
10-HARRY POTTER
                                          HUMORTALIZANDO...


DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS...
PRESENÇA,PALESTRAS E FESTAS LITERÁRIAS


                                    ESCOLA LETRAS E NÚMEROS

                                EM MARECHAL DEODORO (ALAGOAS)


                                 ESCOLA PÚBLICA EM SALVADOR

                                             BIENAL DE MINAS

                                    COLÉGIO EM SALVADOR




Nenhum comentário:

Postar um comentário