Seguidores

domingo, 16 de dezembro de 2012

CRÔNICA DE NATAL E OUTROS ASSUNTOS!...






CRÔNICA DE NATAL!

Confesso que andei meio desanimada com o Natal. Até hoje,minha casa nada tinha que lembrasse essa data,nem presépios,nem árvores montadas.Nem o Anjo tinha sido desembalado,nem flores compradas.
Meu marido recordou-me:
-Vamos  até a Perini comprar a nossa ceia! Ceia simples,de dois velhos  que deixaram as esperanças para trás, sem o bulício das crianças em casa,filhos crescidos,netos nas casas dos pais...
Um peru,farofa de  manteiga e ameixas,pães natalinos e champanhe.
Cedo sentei-me no computador e emocionei-me com os votos de carinho recebidos de inúmeros amigos. Enquanto os lia,ouvi o pregão.Eram as mulheres que vendiam pitanga.Vinham de longe,acordavam cedo,apanhavam um ônibus e,a muitos quilômetros das suas casas humildes,percorriam os bairros ,apregoando pitangas e são-gonçalinhos.
-Olha  a pitanga!
-Comprem pitanga e são-gonçalinho!
Corri ao portão. Acenei para a mulher que atravessou a rua,tentando enxergar os carros que passavam ,afogada que estava pelas maçarocas de folhas de pitanga;uma floresta ambulante.
Comprei vários molhos e o cheiro do são – gonçalinho me fez chorar.É um aroma indescritível que lembra natais mais felizes quando eu ainda era criança e tinha minha mãe e recebia tantos presentes;ou,já esposa e mãe,com meus filhos pequenos,no afá de arrumar a casa,enfeitar a árvore,separar e embalar presentes,fazer o bolo e assar o peru,sob os olhos curiosos e esperançosos dos meus seis filhos.O olhar de uma criança esperando seu presente de Natal!Como esquecer!?O cheiro da pitanga e do são – gonçalinho,os cheiros do Natal,renovaram minhas energias ,devolveram-me o ânimo.A felicidade viaja através das pequenas memórias e consiste em estar bem consigo mesmo e procurar não fazer mal a ninguém.
Vivo procurando a criança que fui,que esperava o Papai Noel e pendurava sapatinhos na janelas;pois,a mulher que sou hoje estava embrionária na criança que um dia fui.
Creio que o Menino,se tivesse nascido aqui,adoraria despertar numa manjedoura  perfumada e até dispensaria o incenso a mirra e o ouro,porque o Menino é tão simples e risonho que acha beleza e harmonia nas pequenas coisas.
Porque não imitá-lo e passar um  Natal feliz cheio de simplicidade e amor,fazendo a doação das nossas alegrias e esperanças para aqueles que já desistiram da vida.
FELIZ Natal!

PAPO SECRETO



                       CONFITEOR
Sim,confesso que vivi um ano muito produtivo e importante na minha vida.Sou da geração dos setentões famosos,Gil,Caetano,Ruy,Gonzaga, Amado,Rodrigues,entre outros menos votados e consagrados;estou entre esses,do segundo escalão.Se almejo mais? Não sei.A fama assusta muito e trás de volta muito pouco.Inclusive,nos tira a privacidade,item muito caro a mim,que já fui comparada ao lobo da estepe,de Hesse,por um amigo escritor.A verdade é que não gosto de baderna,ruflar de tambores  e multidão.
Prefiro a paz serena do meu  escritório onde tenho tudo que preciso:um PC,livros para ler e consultar  ,boa música  e paz,muita paz e muito silêncio.
Tomemos o exemplo de ontem. Frequento o Shopping Barra,um dos mais belos da cidade,desde que inaugurou;circulo pelas suas ruas,lojas e restaurantes com a desenvoltura de  amigo de infância.Cumprimento algumas pessoas  que vejo sempre por lá.E,só.
Mas,desde ontem,quando apareci no programa “Mosaico Baiano,”,da TV Bahia,convidada para falar sobre a “cantada”,meu sossego acabou.O programa,muito visto e bem avaliado,tem uma vasta gama de fãs,com muita justiça ,pois  ,agrada a gregos e troianos.
-Vi você na TV.Estava ótimo.Dei boas risadas.
Pronto,perdi a paz.
O vendedor de sapatos, a moça do restaurante,que,apesar de já fechado para o almoço serviu-me um excelente “fetuccine á Alfredo”,os passantes que olhavam para mim e sorriam cordialmente,a manicure,enfim,muita gente.Ganhei um milhão de amigos,mas,perdi a paz.E,olhe que,pelos caminhos misteriosos da TV,muito da entrevista foi cortada.Na verdade,o mais jocoso dela.Em compensação,a bela moça  com ar intelectual que  em plena praça do Campo Grande,recebia uma cantada burra de um ator muito querido por mim,estava lendo e mostrando para quem quisesse ver o meu livro “Contos Apimentados”.Ponto para mim!
Num lançamento de livros que fui, e que foi editado pela Pimenta Malagueta,colegas escritores,recitaram o mesmo refrão. – Vi você na TV.Estava ótima.
Fazer o que?! Relaxei e gozei. Respirei fundo e disse para meus botões: -Bem vinda á máquina de fazer doidos.
‘Té mais!


                              ENTRELIVROS

"  


                                               EM CASA       

COM O AMIGO,JORNALISTA E ESCRITOR,CARLOS SOUZA,NA GALERIA DO LIVRO


                                                        AUTOGRAFANDO,NA FLICA


                                                          LIVRARIA DO AEROPORTO

                                                                  LIVRARIA JHANA,ITAIGARA



CANTINHO DA ESCRITA.AQUI NASCEM BLOGS,ARTIGOS LIVROS E AFINS...


                          2009,AUTOGRAFANDO A 1ª EDIÇÃO DO "BAHIA DE OUTRORA"


                                                 BRASÍLIA,BIBLIOTECA DO CONGRESSO

                                                 ENCONTRO DE CULTURA DO PCdo B,SALVADOR





PROJETO "OFICINA DO CONTO",FEITO EM MAL. DEODORO,AL ,DURANTE A  FLIMAR/12. COLÉGIO :IFAL

A TURMA PARTICIPANTE DA "OFICINA DE CONTOS".NOVOS AUTORES PODERÃO SAIR DAI...



AOS AMIGOS,LEITORES,SEGUIDORES MEUS SINCEROS VOTOS DE UM NATAL CHEIO DE AMOR E PAZ!

4 comentários: