Seguidores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ACONTECE POR AÍ


Palestra do Maestro Alcides Lisboa na Academia de Cultura da Bahia.

O Maestro Alcides Lisboa conferirá palestra sobre o Maestro Lindembergue Cardoso - patrono de sua cadeira na Academia de Cultura da Bahia - dia 04 de fevereiro de 2011, sexta-feira, 16h, na Capela da Faculdade Dois de Julho, na Rua Leovigildo Filgueiras, nº81, no Bairro do Garcia.
Na referida palestra o Maestro Alcides Lisboa - ex-aluno de Lindembergue Cardoso - discorrerá sobre a importância do legado do saudoso maestro/compositor baiano e como suas idéias e princípios o influenciaram.
            A entrada é franca!

QUEM É:
Alcides Lisboa
Regente e Pianista



Iniciou seus estudos clássicos com a profª. Lourdes Szabó, mais tarde graduou-se em piano pela Universidade Católica de Salvador. Neste período estudou também composição na UfBA, com Lindembergue Cardoso e Agnaldo Ribeiro. Em 85 e 86 ganhou bolsa de estudos, pela Fundação José Carvalho, para Kennesaw State University, Georgia – EUA. Lá estudou piano com David Watkins, composição com Steven Everett e JAZZ com Jerry King. Nos Estados Unidos tocou Villa-Lobos em Washington (Conservatório Levine) e Atlanta (Skyland Hall) concluindo o extenso roteiro artístico do programa. Em 1993 foi aprovado para bolsa de estudos no Conservatório da Universidade Johannes Gutemberg em Mainz na Alemanha, onde cursou regência com o maestro Joshard Daus, piano com a pianista Poldi Mildner e Metodologia de Meninos Cantores com o prof. Mathias Breitschaft permanecendo até o ano de 1994, quando também se apresentou em Colônia, Mainz, Munique, Bremen e Stuttgart. Alcides Lisboa se apresentou na Argentina como regente no Festival Cantapueblo 2008, foi organista da capela de Vengen na Suíça, na Missa solene de Natal de 1993, e ministrou Master Class “O Piano Popular do Brasil”, na Universidade Lund na Suécia em março de 1999. No FESTIVAL BACH de 1999, em Stuttgart – Alemanha, foi um dos regentes selecionados, dentre candidatos de diversos países, para a regência de quatro cantatas de Johann Sebastian Bach, sob a orientação de Helmuth Rilling - famoso especialista na obra do Mestre de Leipzig. Em dezembro de 1999 foi condecorado pela marinha do Brasil pelos serviços culturais e artísticos prestados à sociedade baiana e à marinha brasileira. Atualmente Alcides Lisboa exerce intensa atividade como maestro, pianista e arranjador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário