Seguidores

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A GUERRA DAS ABELHAS






                                     NOSSO BLOG DE AGOSTO/12


A GUERRA DAS ABELHAS, UMA ESTÓRIA REAL
Seu Jerônimo era um cabra muito feliz.Morava no seu sítio no sertão da Bahia,sertão mesmo,sertãozãozão ,como só o velho Rosa sabia descrever.
A vida corria tranqüila naquelas plagas,apesar da seca e dos trabalhos forçados do campo.
O criatório de abelhas ia de vento em popa e o mel do Seu Jerônimo era muito procurado;até para fora do Brasil ,pras estranjas já tinha ido,levado por Seu John,chefe de uma missão religiosa na aldeia próxima.
As abelhas zumbiam tranqüilas no seu reduto entre flores,no campo quase selvagem.
As mandassaias eram famosas pela qualidade do mel que produziam.
Mas,toda essa paz ,um dia ,foi quebrada.
As pessoas mal saíam ás ruas,os fazendeiros se encolhiam nas suas fazendas e até vaqueiros destemidos como Cézar que varava os sertões atrás de uma rês perdida,pitava,encabulado,seu cigarrinho de fumo de rolo,olhando a imensidão da serra que cercava o lugar.
Pois era dali que vinha o perigo.Já se ouvia,ao longe,tropel de cavalos no galope,gritos ferozes ,descargas de espingardas e vozes aflitas.
Os revoltosos,da Coluna Prestes desciam a Serra do Tombador e,no seu encalço vinham os cangaceiros de Lampião,comandados por Corisco,em direção de Jacobina,atrás de ouro  e outras riquezas.
Quando se cruzavam ,as balas pipocavam num céu de fumo e os gritos dos feridos  enchiam o horizonte,antes tão pacífico.
As moças donzelas corriam para os esconderijos nos matos ,protegidas pelos rapazes da família,bem armados e prontos pro combate.
A fama das maldades dos  jagunços chegava longe,apavorando os moradores.Falava-se de estupros,roubos,torturas e morte.
Todos pareciam apavorados menos as abelhas.Continuavam cumprindo religiosamente suas tarefas diárias,suas leis não escritas tais como servir e obedecer á rainha,cuidar das mais novas,executar seu trabalho coletivo em benefício da colméia e ,se necessário ,defender seu espaço a ferroadas,arma letal e quem já experimentou e sarou não quer experimentar de novo.
Mal nascia o sol lá estavam elas,no incessante trabalho de trazer provisões que alimentariam a grande fileira de colméias estendidas em toda extensão da cerca onde cresciam hibiscos coloridos e alecrins de vaqueiro,enchendo o ar de perfume.No seu proveitoso trabalho,as abelhas voam á busca das flores de quem sugam o pólen para fazer o mel e,nesse afá,voando de flor em flor,mistura os gametas masculinos e femininos,gerando assim mais flores que ornamentam os jardins da terra.
O dono da casa  ,do sítio de das colméias,na sua contínua inquietude,sempre parava á porta tentando vislumbrar o horizonte.Foi assim que viu o que não queria ver.No meio da nuvem de poeira,um grupo de cangaceiros com  seus inconfundíveis chapéus e gibão de couro ,galopavam em direção á porteira do sitio.
Depressa o dono da casa gritou para o filho:
-Apressa-te,meu filho,apanha as armas,temos cangaceiros á porta.
Dentro da casa todos corriam –empregados, agregados, mulheres e crianças- levantavam barricadas com os pesados armários,trancavam portas e janelas deixando apenas uma greta onde passavam os canos das espingardas,trancavam os baús e levavam as mulheres e crianças para o sótão que foi trancado por fora.
Seu Jerônimo não se entregaria fácil;estava disposto a lutar e defender sua família até o ultimo cartucho.
Os cavaleiros já tinham cruzado a porteira e se aproximavam.
De repente, o chefe da casa teve uma idéia genial e chamou o filho; cochicharam um poço,ouvido contra boca e o rapaz saltando uma janela lateral  escondida  por uma sebe,correu ás colméias,derrubou-as e correu para casa.
Foi por um triz,os caras estavam quase ás portas e  seu chefe,cheio de truculência intimava a  família que se rendesse.
Então,as abelhas enraivecidas por verem suas habitações destruídas,começaram o seu combate particular.Instintivamente,lutavam por si e pela família que as tratava desde sempre,pelas criancinhas que colhiam as flores de onde elas tiravam seu sustento.
O combate foi muito feroz. Mas, que golpes de sabre ou balas de revólver atingiram as abelhas na sua pequenez e velocidade?
Eram centenas, eram milhões, eram legiões enfurecidas que atacavam os inimigos,derrubavam os cavalos cheios de dor,cujos relinchos davam pena,formavam nuvens espessas sobre as cabeças dos bandidos,cegavam-nos,perseguiam-lhes sem trégua ,espetavam-lhe os ferrões com muita raiva,umas morriam,outras acudiam,pareciam que nunca se extinguiriam.
Após meia hora, ouviu-se o silêncio.
Ao por a cabeça de fora, cautelosamente,o rapaz viu uma nuvem de poeira que se afastava para bem longe,enquanto,na poeira do terreiro,dezenas de armas estavam jogadas a esmo,inúteis e desamparadas.


 DON BONIFÁCIO DE SAAVEDRA,NOSSO GATINHO ESCRITOR.

                       Seu lugar favorito é minha mesa de trabalho.

                                                 O gato
                                                     escreve
                                                             sonetos á lua.


O professor,poeta e acadêmico Cezar Ubaldo é um dos participantes representando a literatura de Feira de Santana,Ba.

                                      SELETA E SELETOS

Nossa primeira seleta está quase fechada.Um livro primoroso!
Será oficialmente lançada   na FLIPORTO ,em Pernambuco,durante o mês de Novembro.Mas,ela passeará por todo o Brasil ,pelas Universidades,pelas entidades culturais e festas literárias.Estará nas livrarias selecionadas.
Queremos um retrato fiel do que se faz ,hoje,neste país,na área literária.Poesia,conto e crônica estarão bem representados neste livro que,também,homenageará autores consagrados do passado.

Meleagro,criador da primeira Antologia







BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO



A EDITORA PIMENTA MALAGUETA ESTARÁ PARTICIPANDO NOS DIAS 18 E 19 ,COM LANÇAMENTO DE LIVROS,NO  STAND DA U.B.E
APAREÇA E LEVE UM BRINDE!
PARQUE ANHEMBI,SÃO PAULO


FRASES FAMOSAS:

A idade da razão
AS CRIANÇAS ATINGEM AOS 7 ANOS A IDADE DA RAZÃO.DEPOIS DISSO,COMEÇAM A PRATICAR TODA ESPÉCIE DE LOUCURAS,ATÉ O JUIZO FINAL.
                         BARÃO DE ITARARÉ




NOTÍCIAS & NOVIDADES

VEM AI O LIVRO DA POETISA CARLA ELÍSIO,"SONHO DE MENINA".AGUARDEM A DATA DO LANÇAMENTO.





CANTINHO DO HUMOR

não sei se é pra rir ou pra chorar...


CHICO CARUSO,PARA "O GLOBO"

'TÉ MAIS!






3 comentários:

  1. Olá, Miriam! Obrigada pelo convite. Aqui em casa tem duas cachopas de marimbondos - daqueles pretões imensos - em árvores. Não deixo ninguém mexer com eles... quem sabe, no futuro, eles não servirão para defender a casa, como as abelhas da história? E eles são tão grandes, que metem medo! Adorei a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,convém guardá-los e tratá-los muito bem.rssss
      Nunca se sabe.
      bjs

      Excluir
  2. Informação, diversão e tuuudo de bom por aqui, amiga!
    Parabéns, minha querida!
    Beijinhos meus|!

    ResponderExcluir