Seguidores

domingo, 8 de julho de 2012

AMENIDADES


NOSSO BLOG DE JULHO/12







PUBLICAR UM LIVRO


Um autor ansioso me faz a pergunta:
-Como publicar um livro? Por onde começo?
-Pelo começo,respondo.
Primeiro,escreva o livro ou poema ou textos.Se tem muitos textos avulsos e deseja pô-los num livro,selecione-os  por tema ou assunto e,depois de reunidos,organize o arquivo e envie para a Editora escolhida.Ao contrário do que os autores pensam eles é que escolhem a editora e não o contrário.
Mesmo quando não é o autor que paga pela sua publicação,quando envia um arquivo é porque confiou na editora escolhida,tendo o cuidado de selecioná-la por tema ,para não cair na bobagem de enviar um livro técnico para quem apenas publica ficção.
Se o  desejo for publicar sob demanda ,ou seja,o autor pagando a publicação e podendo escolher confeccionar de 5 a 5000 exemplares,o autor ,enviado o arquivo,solicita o nº de exemplares desejados,o número de páginas e o formato escolhido,geralmente 15x21.Também pode escolher o papel do miolo e da capa,se entender do riscado.O papel mais usado para o miolo é o offset imune (ou seja,isento de impostos) 85 grs e ,para a capa o papel supreme 250grs.
Recebido,a editora envia o arquivo em PDF para ser revisado , o que chamamos de copydesk,ou seja,o livro terá revisão ortográfica e gramatical,além de  ser feita a ordenação do pensamento do autor.Porém, nunca deixe a editora mexer no seu queijo,ou seja no ,texto.Conheço algumas que agem assim,modificando  o pensamento do autor ,visando apenas lucro.Existe até uma profissão nova,a de leitor de texto,ou seja,você envia seu livro,paga para o sujeito ler e depois lhe dizer que não presta e que tem que modificar isso e mais isso e aquilo.Pasme,muitos caem nesse conto.Vocês sabem,o sabido vive do bobo e o bobo do seu próprio trabalho...
Assim que a capa escolhida chega,o livro será enviado para a Biblioteca Nacional no intuito de tirar o ISBN e criar o código de barras.Só assim ,o livro é válido.
Bem,voltando ao que interessa,o livro voltando pronto da diagramação,a capa escolhida -( fuja das copiadas da internet- se  tiverem dono você começará sua vida literária  como protagonista de um desagradável processo penal e nem que fosse um best-seller, os proventos dariam para pagar advogados e indenizações.) o produto livro segue para a gráfica para fazer a prova (boneca) que pode ser virtual ou física.Prefiro essas,onde o livro vem pronto e fica bem mais fácil detectar possíveis erros ou mudar alguma coisa.
Aprovada a boneca -ufa!- enfim,o livro vai para a máquina.
Com sorte,dentro de 15 a20 dias o autor receberá seu "filhote impresso e pronto para as vendas.
Você ,finalmente,um escritor!














                                                             

                                        ANTOLOGIAS, SELETAS E COLETÂNEAS 







ANTOLOGIAS, SELETAS E COLETÂNEAS
            PORQUE PARTICIPAR
Em 2008, quando comecei a publicar meus escritos no Recanto das Letras,comecei a receber convites para participar de antologias.
Recebi muito bem esses convites porque me proporcionaram  realizar o grande sonho do aprendiz de escritor,ver-se publicado.
Com o alto custo do livro no Brasil, a melhor forma de começar é mesmo esse compartilhamento com outros autores,onde cada um paga uma cota,tem direito a um certo número de páginas e recebe um certo número de exemplares.
Assim, se torna conhecido,inclusive dos editores e começa com o pé direito a sua carreira literária.
Mesmo com alguns livros publicados  ainda participo de Antologias; o cuidado é na escolha,pois,a seleção é indispensável.Alguns criadores de coletâneas visam apenas o lucro e costumam misturar o trigo com o joio.Esse é o grande perigo.
Antologia,vem do grego e significa “coleção de flores”,ou seja,precisa conter textos que sejam os melhores da Literatura de um país.É uma coleção de poemas,contos,crônicas e estórias curtas, agrupados por temas,autorias ou períodos e publicadas num único volume,cuja diversidade literária atrai e encanta.
Desde Meléagro,criador da primeira antologia,esse gênero vem crescendo e se impondo nos meios literários do mundo.
Para o autor é uma forma de aparecer com seu trabalho,começando daí a sua trajetória nos campos da Escrita.
A Editora Pimenta Malagueta está lançando sua primeira Antologia.Esse espaço estará aberto para os melhores autores,sejam eles iniciantes ou veteranos,contistas,cronistas ou poetas.
Pretendemos lançar essa Seleta na FLIPORTO,novembro,em Pernambuco.
Se algum de vocês quiserem participar passem um e-mail para  miriamdesales@gmail.com e mandamos as instruções.
Tá dado o recado.
Faça parte daquela que será a melhor e mais completa coletânea literária já lançada.
Você – e o Mercado- não perde por esperar!









OCASO DE UMA ALMA

Soube,pelo jornais,que o grande escritor Gabriel Garcia Marques não escreverá mais.
Um cérebro tão brilhante está sofrendo de demência senil;bem,a vida nos prega estas peças.
O autor de 85 anos escreveu ,no seu livro mas aplaudido,e,para mim ,um dos maiores livros do século,"Cem Anos de Solidão",a estória de uma família ás voltas com o sofrimento e de não saber lidar com o patriarca do clã,que sofria do mesmo mal.
Coincidências do destino,não é?






"O ESCRITOR ESCREVE PARA SER ADMIRADO".
JORGE AMADO


Estátua do "Escritor Desconhecido",Praga,República Checa




Festa Literária Internacional de Paraty


Espaço para a criançada



Presença  Maciça de pessoas


Drummond,o homenageado deste ano




Ô ABRE ALAS QUE UM GRANDE ESCRITOR VAI PASSAR...



José Cláudio Adão é um dos melhores escritores da nova geração de Minas Gerais.Com vários livros publicados,está lançando mais dois  este mês,entre eles o delicioso "Vida de Peão",com nosso selo editorial,a Pimenta Malagueta,durante o Festival de Inverno de Itabira.
Com prefácio de Miriam Sales, o livro deste filho de Itabira ,colega de Drummond,será um grande sucesso nacional.
Quem viver,verá.















                                                

2 comentários:

  1. Que beleza isso aqui, Miriam. Espero que o sucesso da editora e do livro andem lado a lado numa crescente sempre. Grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Miriam voce é mesmo fantastica, voce que viveu todas as mazelas desta vida de escritora,está sempre a nos dar dica de como se comportar e não quebrar a cara por ai.Sua proposta que eu confio é muito boa.Ainda não me vejo nesta condição de arvorar ter um livro,mas quando isto acontecer,com certeza seus ensinamentos serão de grande valia.Sucesso sempre minha amiga.Em se falando de grande escritor, o Zé é mesmoa
    fantastico e espero que a Itabira sabe valorizar seu mais novo escritor.Um abração amiga.
    Bjo.

    ResponderExcluir