Seguidores

segunda-feira, 28 de novembro de 2011







FLIPORTO:AS MESAS,OS AUTORES E O PÚBLICO

Levando-se em conta a quantidade das atrações seria humanamente impossível assistir a tudo que a Fliporto ofereceu a seus visitantes.
Assim, selecionei as mesas que queria assistir,uma escolha difícil,mas,necessária.Estamos falando do “Congresso Literário”,onde uma plêiade de nomes importantes desfilariam  idéias e conhecimentos sobre nós,pobres mortais.


Dia 12
Não pude assistir á abertura, pois, cheguei dia 12,correndo para assistir  Frei Betto,imperdível.
Cheguei a tempo de  participar , mente e coração abertos,á fantástica  exposição deste autor, que falou de religião,ditadura,espiritualidade e ,”last but not least”,suas relações com Fidel Castro,o líder mais odiado/ amado da América Latina.
Acostumado a empolgar multidões , desta vez não foi diferente.
“Nasci escritor e com fome de justiça” ,disse  o autor.
 Uma coisa que sempre me chama atenção nas mesas e palestras que assisto é a diferença entre erudição e comunicação. Muitas vezes o autor é  um sábio,mas,não  tem o poder de se comunicar com a platéia,lhe falta  carisma e,isso,verdadeiramente é terrível,pois, não tendo a capacidade de interagir com o público,este acaba desinteressado,se coça,cochila ,sai e a palestra perde a energia,o fio condutor entre público e autor.
Frei Betto  e Fernando Morais são imbatíveis no carisma e na empatia entre eles e seu público.
 Conversando com Frei Betto descobri que tenho uma raridade na minha  biblioteca,sua obra “Fidel e a Religião” ,ora esgotada,que comprei ainda muito jovem e conservo até hoje.


Neste mesmo dia assisti a mesa ”Olhares Cruzados e Compartilhados:do tradutor e do viajante.”
Interessante perceber a visão de um indiano,Dilip Loundo e de um japonês,Shigeru Suzuki sobre a obra de Gilberto Freyre.O Mestre de Apicucos fez parte da minha formação intelectual,bem como Monteiro Lobato,Nietzsche  ,Thomas Mann entre outros.
A mesa foi mediada com a competência de sempre por meu caro Mauricio Melo Filho,um refinado intelectual e uma pessoa antenada com a   Literatura neste país.Foi bom revê-lo novamente e poder ouvi-lo e aprender com ele.


Por fim, para aproveitar bem o dia (carpe diem) ,terminei com a mesa “O Viajante Afortunado”-uma noite de poesia com  Derek Walcott, prêmio Nobel,autor de “Omeros”,um livro fantástico,onde pontificava também Marcos Accioly,um gigante da literatura nordestina,ele mesmo um viajante afortunado das letras.
“Não a escrevi pensando num épico, mas,saiu com esse fôlego e força,”disse o famoso poeta  das metáforas maravilhosas,fazendo de” Omeros “uma leitura indispensável para os amantes da poesia.
Ambos    poetas épicos e ambos inspirados na Ilíada  pois, Accioly escreveu “Latinoamérica”,decidiram criar uma parceria inteligente,quebrando protocolos e fazendo e respondendo perguntas para gáudio do público atento  e ligado em cada palavra.
Este dia começou e terminou muito bem, vamos ao próximo.

DIA 13

Ser escritor é vocação ou fatalidade? Alguém nasce escritor?
Pois esse foi o tema da mesa “Como e porque sou escritor” com o  português Gonçalo Tavares e o venezuelano  Fernando Báez.
O Gonçalo, autor de “Jerusalém” com quem tive o prazer de conversar nos caminhos do  parque, é uma pessoa afável,sempre pronta para seu público  e disposto a um bom bate- papo.
O Báez é autor de um livro incrível “ História Universal da Destruição de Livros”,que aborda esse tema desde a queima da Biblioteca de Alexandria.Seu livro “A destruição Cultural do Iraque”,onde denuncia pilhagens e destruição da rica cultura babilônica o  tornou “persona non grata” nos Estados Unidos,um galardão para qualquer escritor.
Aplaudidos por um público atento e receptivo, essa mesa foi um sucesso.

A próxima, para mim, embora houvesse outras,foi a mesa com o escritor Tariq Ali,conversando com o global Silio Boccanera,aliás,um tipo inexpressivo que não emplacou e nem fez jus ao tamanho do autor á sua frente.
E a mesa era muito atual e  interessante, o autor ,combativo e o tema recorrente.”Paquistão – Afeganistão- equívocos na guerra ao terror- Obama imita Bush”.


Tariq aborda a situação de Obama  rendido  em sua própria casa,mas,que insiste em manter as guerras no Exterior,cavando cada dia mais um buraco onde,certamente,cairá.
“Não me decepcionou porque não esperava nada dele”,disse o escritor paquistanês.
Eu  também, caro Tariq,sempre falei sobre o “branqueamento” de Obama nos meus artigos.
Sendo a primeira festa literária a tratar de política, a Fliporto,só por isso ganharia destaque e  aplausos no mundo todo pela coragem e ausência total de censura.Todos puderam dizer o que pensavam.
Tariq, sempre com um semblante mau humorado,falou da ocupação de Wall Street,dos países corporativos,do novo deus Mercado,das guerras e da violência.
Como um intelectual  verdadeiro e que não silencia sobre seu  tempo   o autor obteve muito sucesso nesta palestra.



DIA 14
Êta que essa mesa foi porreta. Um verdadeiro massacre!
Refiro-me á mesa do  quixotesco   Fernando Morais, com Samarone Lima e o nanico Leandro Narloch.


O mercenário trasvestido de escritor que confessou “escrever para ganhar uma graninha” foi literalmente destruído pela inteligência e competência do Fernando,cinqüenta anos de jornalismo e militância,autor de Olga, Chatô,o rei do Brasil e do lendário “A Ilha”.
O incorreto Narloch,autor de estórias incorretas do Brasil e da America Latina,cheias de fatos históricos deturpados e  acusações totalmente desprovidas de prova e sentido,foi naturalmente vaiado, como na FLICA ,mas,não precisou sair escoltado para não apanhar, como aconteceu em Cachoeira. Leia uma das  suas ”pérolas” ditas durante a mesa:
“-Perón, apesar de gostar de menininhas não pode ser considerado pedófilo, se a garota de  - digamos – treze anos já tiver um corpo de mulher...”
Samarone Lima também se referiu á inconsistência  das fontes do Narloch,principalmente sobre a era Pinochet,onde ele foi buscar informações com a direita cubana.
Deveria ter saído preso, mas, ao  menos , saiu vaiado e ,ao que me parece nem apareceu para os autógrafos,pelo menos,não vi.Estive um tempão na fila de autógrafos do Fernando,demorei-me um pouco conversando e tirando fotografias  e ,graças aos deuses,não cruzei com esse cidadão.
Só a Veja o coloca entre os mais vendidos, já que ele é, sobretudo,o garoto propaganda da referida revista.Se for verdade ,ou ele tem uma família muito grande,ou os Civita compraram toda a edição ou aqui no Brasil temos mais ignorantes do que eu imaginava.


Bom, para acalmar minha indignação, veio a outra mesa “Como o cinema e a TV reescrevem a Literatura”,com Nelson Pereira dos Santos,Guel Arraes e Tizuka  Yamaski.


Três monstros sagrados do cinema nacional debatendo sobre ambas as  artes  –a literária e a cinematográfica -  foi um presentaço para a platéia,cheia de gente famosa.


Abdel Bari Atwa,escritor e jornalista palestino, conversando com Geneton Morais Neto sobre a “Primavera Árabe” foi o ponto alto desta mesa onde o jornalista que entrevistou Bin Laden ao vivo e a cores,contou histórias fantásticas a uma atenta platéia presa nas suas palavras..

                      Mr.Atwan, um papo sobre  a Palestina

“Fui o único imbecil  disposto a sacrificar a vida ao embarcar nessa”,disse o escritor.
Bari Atwan  passeou na praia e diz ter adorado o povo brasileiro pela sua capacidade de interação e compartilhamento.
E, deu um conselho aos israelenses:
-“Parem de nos  odiar. Tomem o Brasil como exemplo de sociedade multirracial”,falou.
No dia 15  não pude assistir nenhuma mesa,devido a outros compromissos.
Lamentei muito, mas, a próxima Fliporto virá e,certamente,estarei lá.



 O OUTRO LADO DA FLIPORTO

Não sei se poderia chamar de off-Fliporto, aquela que abre espaço para escritores populares,cordelistas,novos autores ainda a ser descobertos,gente muito boa, mas, que ainda está esperando chegar lá.
Gente que tem talento e luta para prová-lo.Por amor á arte, frequenta festas literárias viajando por conta própria,sem apoio nenhum,lutando com garra e determinação por um merecido lugar ao sol.Alguns,pela sua capacidade de interagir com o público não fariam feio nas grandes mesas.
Vamos conhecê-los?


Paulo Cavalcanti,professor e poeta de primeira linha,entre o casal de cordelistas performáticos Macambira e Queridita.
Viajam o Brasil todo mostrando sua arte.


                                                 Davi Teixeira


Chico Pedrosa,decano dos cordelistas pernambucanos


Esse belo grupo se destacou levando alegria e presentes ao público



Triste porque não foi? Relaxe,ano que vem tem mais.E,será bem melhor,porque você estará lá.




FALA O LEITOR:


Everaldo Oliveira
10:16 (1 hora atrás)
para mim
Li a entrevista e tentei postar o seguinte comentário, mas o sistema não está colaborando.
 
Constitui-se numa verdadeira viagem de muito encanto o acesso ao blog da escritora
Miriam Sales. Dinamismo, o fluir do seu magnífico discurso, uma explanação que muito
honra a Língua Portuguesa. Acompanhar cada palavra dos textos dessa carismática
escritora é como abrir uma concha e tocar na pérola que ali se aloja. Que discorrer de
apuradas palavras. Que belo discurso! Parábéns, sempre parabéns, Miriam! 
 
Everaldo Oliveira Santos
 

25 comentários:

  1. Que resenha! Pena que estava fora e não pude ir. Mas ano que vem a gente se encontrar em Olinda, Miriam! Cheiro grande!

    ResponderExcluir
  2. QUE TRABALHO LINDO QUE TEXTO DIVINO DESTA SUA POST
    PODEMOS NOS SENTIR JUNTO DE VOCE NESTE BRILHANTE CONGRESSO DE ESCRITORES FÉRAS PALESTRAS EXPOSIÇÃO DA PALAVRA,COM PESONALIDADES,ASSUNTOS E LIVROS IMPERDIVEIS SUCESSO AMIGA ESTA DIVINA SUA POST,
    UM ABRAÇO GRATA POR SUA GENTIL VISITA COM CARINHO MARLENE

    ResponderExcluir
  3. Foi linda a festa?
    Como vão as viagens de lançamento? bjs

    ResponderExcluir
  4. Amiga,seu entusiasmo pela literatura deveria ser compartilhado por todos e todas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Miriam,quantas participações interessantes!Foi um banquete literario dos bons,amiga!...rss...vc é mesmo chique demais!Adorei seu post!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Annie,queria q/ vc estivesse lá.
    A gente teria bons papos. bjs

    ResponderExcluir
  7. Miriam amada, adorei viajar aqui nesta tua postagem, nossa que delicia iria amar realmente se tivesse ido, nossa muito bom ter vindo aqui, você é demais, obrigada por compartilhar, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  8. Hola Miriam, entraste en mi blog de cocina, la cuineta divertida, y me preguntaste si las ñoras eran picantes, te dejo un enlace para que lo leas, es sobre el origen de la ñora, y si las hay dulces y picantes. Me gustaria me enviaras una receta típica de tu pais, la publicaria encantada. Te dejo también mi correo por si quieres enviarme alguna. Un beso desde España. (elarcoirisinfantil@hotmail.com)
    Enlace ñoras:http://www.euroresidentes.com/Alimentos/diccionario_gastronomico/noras.htm

    ResponderExcluir
  9. Ôops.te enviaré,si,un vatapá muy saleroso. besos

    ResponderExcluir
  10. Eu sou uma que exponho minhas ideias melhor escrevendo. Quando me dou a falar, falo demais e pouco claramente; me enrolo toda rsrsrs...
    Belo post, viu?
    Beijinho...

    ResponderExcluir
  11. Igualzinha a mim,Meri.
    Sou mais simpática escrevendo. rsss bjks

    ResponderExcluir
  12. Estou contando c/ isso,Sid.
    Abração e votos de + sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Mirian...de casualidad te he encontrado en seguidores de mi otro blog...hoy pasè a verlo...nosè porque motivo no puedo entrar en el a publicar...tengo este de donde te estoy comentando.
    Me alegrò tu visita... gracias..màs luego vendrè a recorrer, es muy interesante lo que publicas....

    un Beso desde Argentina

    ResponderExcluir
  14. Amiga,sea bienvenida.lgunas veces los blogs non se abren,osas de Google,pero,bueno q/ haciemos contacto. besos para esta muy nueva y ya cara amiga.
    Conozco y amo tu país.

    ResponderExcluir
  15. Um grande encontro e um acontecimento maravilhoso!!!
    Beijinhos, amiga!

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga

    Alegrias assim,
    nos renovam a alma,
    e ficam para sempre
    escritas nas páginas
    preciosas
    da nossa vida.

    Alegrias plenas
    para ti,
    e para o mundo.

    ResponderExcluir
  17. Meu caro Aluisio
    Que versos mais belos!
    Completam
    A alegria da poeta.
    Bjks

    ResponderExcluir
  18. Impecável apresentação, Miriam!
    Com detalhes, mas sem ser cansativa.
    Obrigado pelo comentário em "Deixa-me amar livremente."

    Grande abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  19. Só te digo uma coisa:tens todo direito de amar livremente esse blog;volte sempre.rsss bjks

    ResponderExcluir
  20. Um encontro maravilhoso minha amiga. Passando para desejar um bom restinho de domingo e uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  21. Minha cara
    Meus votos p/vc?
    Um bom renascer
    em 2012
    Com energia renovada
    e muito amor. bjks

    ResponderExcluir
  22. Olá Miriam!

    Passando para te desejar um natal com Cristo no coração e um ano renovador, que abra novos caminhos, inaugurando possibilidades reais para o bom e o melhor. Que o novo ano traga-nos o começo de tempos melhores feitos por pessoas melhores, dispostas a vivenciar o verbo Amar. Despertas para que: Mudanças não são frutos dos calendários, mas de corações e mentes, irmanados pelo desejo do bem de todos.

    Feliz natal e bom 2012!!!!

    ResponderExcluir
  23. Caríssimo
    Bela msg,santas palavras que exprimidas por uma alma pensante e pura.
    Desejo-lhe muita sorte e felicidade em 2012 e um Natal cheio de paz.
    Bjks

    ResponderExcluir