Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ENTREVISTA COM O POETA SÉRGIO BERNARDO

 Inaugurando essa nova seção de" Entrevistas" é  com muito prazer que trazemos hoje  Sérgio  Bernardo  ,um dos melhores poetas da nova geração,premiado em Portugal,Argentina e Brasil.
Sérgio,que além de excelente poeta é um ser humano notável - posso falar de cátedra pois nos conhecemos durante a FLIMAR- falará sobre seu trabalho,obras e vitória,enfim a grande luta silenciosa que travamos todos os dias para fazer boa literatura.
 Leitura obrigatória para todo leitor e todo aspirante a escritor .
Vamos conferir:





ENTREVISTA COM SÉRGIO BERNARDO

PERGUNTAS:

1-COMO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER? Foi na adolescência, e surgiu como uma necessidade paralela à leitura. Percebi que me interessava passar para o papel os pensamentos em torno do que lia, antes mesmo de desenvolver minha própria visão de mundo. Eram poemas que dialogavam muito com as obras de Augusto dos Anjos, Edgar Alan Poe e Alphonsus de Guimaraens, no início, e em seguida Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade, até partirem em busca da sua identidade.

2-TEVE DIFICULDADES NO COMEÇO? Foi difícil, porque quis começar pela poesia metrificada, ou seja, eu mesmo “compliquei” de início (risos). Tive a sorte de ter uma poeta clássica, a Abigail Rizzini, como mestra destes primeiros poemas. Daí, mais tarde, foi um pouco mais fácil me transferir para a poesia contemporânea, conservando, dos sonetos, trovas e haikais, a capacidade de síntese, do “dizer mais com menos”.

3-QUAL A SUA FORMAÇÃO INTELECTUAL? Estudei Comunicação e, mais tarde, Ciências Econômicas na Universidade Gama Filho, no Rio, entre as décadas de 80 e 90. Trabalhei em jornal por cerca de 10 anos. Hoje, me dedico exclusivamente à literatura e a projetos culturais.

4-VOCÊ PARTICIPA DE EVENTOS LITERÁRIOS EM TODO O PAÍS. COMO VÊ O ESPAÇO PARA NOVOS ESCRITORES? Este espaço está maior, sem dúvida, mas ainda não é o ideal. Ainda temos bastante dificuldade de distribuir livros e divulgar nosso trabalho. A competição com a literatura estrangeira é injusta para o autor nacional, aquele já consagrado, o que dizer para os novos escritores. A mudança é lenta, mas vem acontecendo, mais por iniciativa dos próprios autores do que pela boa vontade do mercado editorial. Mas acredito muito nessa prática do “Do it yourself” para mudar paradigmas.  

4-VOCÊ ESCOLHEU SUA EDITORA OU FOI ESCOLHIDO POR ELA? Diria que foi um encontro feliz. Através de um e-mail fiquei sabendo do Selo OFF Flip, que ficou sabendo do meu livro concluído. Rápido, em três meses, o “Asfalto” estava publicado e sendo lançado em Paraty, Friburgo, Rio e São Paulo.

5-QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O LIVRO DIGITAL. VC FARIA UM? O livro digital está aí, crescendo em ritmo acelerado, e penso que veio para somar, não para substituir o livro impresso. Meu próximo livro, que será de contos, pretendo lançar também na versão e-book.

6-E A DISTRIBUIÇÃO, QUE É O CALCANHAR DE AQUILES DO ESCRITOR, COMO VC TRATA O PROBLEMA? Meu primeiro livro, publicado por conta de um convite da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo, não teve distribuição. Fiz um lançamento em Friburgo e outro no Rio, e só. Os exemplares restantes foram sendo doados como objetos de divulgação. Já o segundo, que é o “Asfalto”, passou por livrarias como a Travessa, a da Vila e a Martins Fontes, podendo ser adquirido via internet. Agora, o editor está buscando meios de distribuí-lo em todo o país, através de uma importante instituição. Caso a transação dê certo, o livro estará em bibliotecas de todos os estados brasileiros.

7-FALE DA SUA POESIA E DE SEUS LIVROS. Esse mergulho na própria obra não é simples. Daí haver a crítica literária para salvar o autor de uma autoanálise indesejada. Minha poesia recebeu opinião favorável de autores importantes como Affonso Romano de Sant`Anna e Astrid Cabral, o que me anima muito na sua execução. Sobre ela, eu diria apenas tratar-se de uma tarefa que gosto muito de fazer. 

8-SEU BLOG É POR DEMAIS INTERESSANTE. A INTERNET É IMPORTANTE PARA SEU TRABALHO? Fundamentalmente importante, pelo seu alcance e retorno imediatos. Hoje a troca com outros escritores é diária, o estímulo dado e recebido é constante. Isso mantém o autor em movimento, num ritmo produtivo muito mais intenso, e também mais atento à qualidade da sua escrita.

9-QUAIS OS SEUS PLANOS IMEDIATOS? No momento estou ocupado na curadoria do Encontro Literário Sesc Nova Friburgo, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de outubro, com oficinas, palestras e outras atividades em torno da literatura. E, claro, trabalhando no livro de contos, ainda sem título escolhido, que espero publicar no primeiro semestre de 2012.

10-POR QUE O LEITOR DEVERIA COMPRAR OS SEUS LIVROS? Talvez porque eles sugerem, muito mais que afirmam. E não digam, como queria o poeta português José Régio, “vem por aqui”. Neles o leitor só vai por onde o levam seus próprios passos. Liberdade de trânsito que também procuro, sempre, nos livros que compro.   

Obrigada ,Sérgio,por essa conversa gratificante para mim e para meus leitores.


Vamos conhecer o Sérgio Bernardo?

Sérgio Bernardo nasceu no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, em 30/10/1966.

Manteve, entre 2003 e 2009, a coluna literária semanal "LetraLivre", publicada no caderno "Light", do jornal "A Voz da Serra". Nesse mesmo veículo, publicou dezenas de matérias sobre cultura e arte e também atuou como revisor de páginas.
Poeta e contista, começou a dedicar-se à literatura em 1984, tendo recebido prêmios em diversos estados do Brasil, várias cidades de Portugal e também na Argentina. Entre os prêmios destacam-se o Helena Kolody de Poesia, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Paraná; o Paulo Leminski de Contos, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo; o OFF Flip de Poesia, em 2006, uma das realizações do evento literário paralelo à Flip, em Paraty/RJ; e o Concurso de Contos do Sesc Amazonas, em 2011, no qual figura com duas obras.
Participa do documentário “Um bonde chamado Santa Teresa”, de 2006, dirigido por Jorge Ferreira, falando um poema seu sobre o conhecido bondinho desse bairro carioca.
Participou, em maio de 2009, das Jornadas Pessoa-Crowley, realizadas pela Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Portugal.
Está presente em diversas antologias, no Brasil e no exterior, entre as quais a “Meninos” (Belo Horizonte/MG, 2009), “Tramas” (Montevidéu, Uruguai, 2010) e o “Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa” (Instituto Piaget de Almada, Portugal, 2010).
Já coordenou, dentro do projeto Poemia, do Sesc de Nova Friburgo, três atividades de leitura compartilhada: em novembro de 2009, “Consciente poesia negra”, uma coletânea de poetas negros do Brasil e países africanos lusófonos; em novembro de 2010, “100 vezes Rachel”, sobre os cem anos de nascimento da escritora Rachel de Queiroz; e em abril de 2011, “Datas de Abril – Versos da identidade brasileira”.
Em maio de 2011, foi um dos convidados para mesa de autores do I Festival Literário Raul Pompéia, evento realizado nas ruínas da igreja onde o escritor foi batizado, em Jacuecanga, Angra dos Reis.
Em setembro de 2011, foi um dos palestrantes da 2ª Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), em Alagoas, onde abordou o tema “Literatura Brasileira” para estudantes de duas cidades do estado.
Em outubro de 2011, será o curador do Encontro Literário Sesc Nova Friburgo, com cinco dias de atividades ligadas à literatura.
Tem dois livros publicados: “Caverna dos signos” (poesia e narrativa), de 2005, editado a convite da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo/RJ, cidade onde vive; e “Asfalto” (poesia), pela editora Selo OFF Flip, lançado em agosto de 2010 em Paraty/RJ.
É membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (Cachoeiro do Itapemirim/ES), emérito da Academia de Letras, Artes e Ciências de Conselheiro Lafaiete (MG) e efetivo da Academia Friburguense de Letras e da Academia de Letras do Rio de Janeiro, onde também é patrono da cadeira nº 5.
Alimenta o blog de poesia "Tudo vira poesia", e colabora nos blogs “Manufatura” e "Concursos Literários" (neste último em parceria com os escritores Rodrigo Domit e Joakim Antonio).
No jornal virtual "Sobrecapa Literal", editado pela escritora Ana Cristina Melo, assina a coluna "Sem poesia não dá" desde o início de 2011.

                                  O link para o blog é: http://tudovirapoesia.blogs.sapo.pt

    





               Capa do magnífico livro de poesia do autor.




Seu poema premiado: Falha geológica



Mar de fósseis em cada esquina,
a urbe agoniza
com cheiro de maresia no asfalto.
Nas praças navegam horizontes apagados,
sem mapeamento possível,
num hemisfério de sucata.
Jornais nunca lidos espalham palavras
na sombra desses homens,
de borco uns, uns de lado,
mastigando guimbas com lábios cheios de felicidade.
Perdidas memórias nos arquivos,
houvesse algum tempo para reavê-las,
seria minúsculo.
Mas não há:
o tempo fendeu-se como falha geológica
geradora de mortos.
Também não há identidade
nas reentrâncias das ruas,
entre havaianas,
copos descartáveis,
a sopa da noite,
todos sangram por poros iguais,
cruzam a mesma praia nua.
Quem dera houvesse ao menos conchas.


PALAVRA DO LEITOR:



vera augusto p/mail
mostrar detalhes 21:05 (3 horas atrás)
Excelente entrevista
muito competente o poeta carioca
Vc como sempre nos supreendendo com as boas entrevistas
saudades de vc e dos blogs
abrs familia
bjs
vera
 









10 comentários:

  1. Muito bom saber dos caminhos das pedras!rs Bela entrevista, querida Miriam! Seu blog está repleto de grandes matérias. Parabéns! Beijoquinhas.

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida,acho muito importante para nós os contatos com outros escritores ,editores e divulgadores.Aprendemos sempre.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Felicidade pura, Miriam, você trazer o Sérgio para esta instrutiva entrevista. Parabéns aos dois. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Tunin,ganhei a tarde te vendo por aqui.Está tudo bem,não está? Abç

    ResponderExcluir
  5. Miriam querida, agradeço o espaço no seu blog, que é o mesmo que me hospedar em sua casa: algo que só se faz com muito afeto e confiança. Feliz demais aqui... Abraços a você e aos seus leitores!

    ResponderExcluir
  6. Entrvista deliciosa, Miriam! E que poema...maravilhoso!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Sérgio,o prazer e a alegria foram meus.E dos leitores q/ puderam conhecer seu trabalho e o seu pensamento.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Sonica,foi c/ prazer q/ apresentei a vcs esse maravilhoso poeta.
    bjks

    ResponderExcluir
  9. Miriam estou com dificuldades em deixar comentários, já tinha comentado mas não ficou, vamos ver se desta vez consigo.
    Excelente entrevista, muitos parabéns para si e para o Sérgio.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Pronto,minha querida.
    Vc conseguiu.
    E,obrigada pelas palavras e pela constância. bjks

    ResponderExcluir