Seguidores

sexta-feira, 3 de julho de 2015




O BLOG DE JUNHO/ JULHO
CAMINHANDO E CANTANDO...

                                 O QUE FAZER EM LISBOA

 Ok,você que é um leitor antenado ,já visitou o blog “Fiat Lux” e leu sobre os bairros de Lisboa.
Parabéns ,ficou por dentro de tudo,hein,danadinho?
Portugal é um país tão belo,tão cheio de história e tradição que vale a pena visitá-lo todinho.
E,você não estará sozinho,encontrará brasileiros por todo lado.Como a Família Paixão,marido,maestro ,a esposa,Neuza e filhos muito simpáticos e gentis.Moram em Pernambuco.Gente de escol.
Ou a moça mineira  chamada Francisca,professora e escritora,que encontrei passeando  no Estoril.Dois dedos de prosa e  amizade formada.Em tão pouco tempo? Entenda,a Francisca é mineira e eu sou  baianeira(metade  baiana ,metade mineira,tá explicado!?
Bom,ao passeio.


Para conhecer melhor a cidade comece visitando o centro temático sobre a memória da cidade,Lisboa Store Center,no Terreiro do Paço nº78 a 81.
Você já está num dos lugares icônicos ,o Terreiro do Paço,daí visite a Praça do Comércio,aprecie o Arcoda Rua Augusta,suba a Trindade  e vá parar na Baixa e no Rossio, o Chiado,o elevador da Glória,o Príncipe Real, Bairro Alto,Alfama, mergulhando nesta Lisboa de outras eras,dos vice – reis e das touradas reais.

Não esqueça de ir á Brasileira e levar  cigarros  para  Fernando Pessoa.E visitar,um pouco adianta da Praça,o Martinho da Arcada,restaurante centenário,cujo dono  é apaixonado por brasileiros.Vai lhe mostrar,orgulhoso,cartões de Jorge Amado e Hélio Pólvora.
Na Praça da Figueira admire os edifícios e na Praça Martim Muniz,pegue o tram;ou elétrico ,como os portugueses chamam.Seja que nome tiver o bondinho mais lindo que já andei.


Se já estiver de subida visite a Praça Camões; aproveite para saudar o poeta. Bateu a fome?Almoce na Trindade,a melhor e mais  antiga cervejaria de Lisboa.Ambiente lindo,dentro de um convento com azulejos belíssimos.Os garçons se vestem de monges e a comida é de se  comer rezando.
Agora,se estiver abonado ande dois passos e vá ao Tavares Rico.Bom,o nome já diz,não estranhe os preços.


Passe pela Graça,os mirantes ,o Castelo de São Jorge com suas escadarias e torres medievais.O Monastério de São Vicente de Fora está perto,aos sábados tem a Feira da Ladra,onde se compra de roupas a antiguidades por um baixo preço.Chegue cedo,mas,mantenha  o olho vivo;a feira é da ladra ,mas,os ladrões  andam por lá,também,os famosos carteiristas.

Continue.Basílica da Estrela,o Elevador de Santa  Justa,gratuito,a Catedral.
Ah,não esqueça de visitar a Casa de Fernando Pessoa e,descendo rumo ao Cais do Sodré,a Casa dos Bicos,casa de José Saramago.

Mas,se você está cansado só de imaginar todo esse sobe e desce,vá de bondinho;40 minutos de viagem e você vê quase tudo que interessa pagando apenas  cerca de 25 euros.



Mas,eu ainda prefiro caminhar,sentindo a alma da cidade me envolver devagarinho..





FALARES

Aprenda a Falar o Português de Portugal



Comece pelo avião:aeromoça:hospedeira
Aterrisar:Aterrar
Toitete:casa de banho
Bonito:giro
Cadarço:atacador
Cafezinho:Bica
Cafona:piroso
Calcinha:cueca
Cueca:boxer
Camisola:t-shirt
Canudo:palhinha
carona:boliia
Celular:telemóvel
Chopp:Imperial

Delegacia:Esquadra de Poícia
Esparadrapo:penso rápido
Faixa de pedestre:passadeira
Fila (de pessoas:Bicha
Filé:Bife
Maiô:Fato de Banho
Terno( de vestir) :Fato
Mamadeira:biberon ou bibron
Ônibus: autocar
Presunto:Fiambre
Suco:Sumo
Trem: Comboio
Van: carrinha
Vaso Sanitário:retrete
Gay:paneleiro
Bonde: elétrico
Gajo(a):rapaz,moça
Criança:puto ou miúdo



HUMOR PORTUGUÊS











                                                  ATÉ OUTRO DIA...