Seguidores

sábado, 4 de abril de 2015



O BLOG DE MARÇO/ABRIL/2015

UM BLOG REBELDE,DISCORDANTE E IRREVERENTE COMO EU MESMA...


O VERBO ESCREVER
Olha a página em branco e fico pensando o que escrever sobre o verbo escrever; sei que vem do infinitivo scribere,latim, é um verbo transitivo,irregular –para o dicionário,já que para mim é mais que regular,pois,regula minha vida e me põe aqui sentada neste computador todas as manhãs,religiosamente,tentando tirar ideias da memória e passá-las adiante,sem ao menos saber se alguém se interessará por elas –
Escreve-se muita  coisa ou grafa ,ou redige-se ,tudo sinônimo do mesmo verbo,intransitivo e intransigente; no tempo presente,digita-se,já que datilografar ,como era no meu tempo,é como eu mesma,coisa do passado.
Podemos escrever a nota do mercado, que alimentará a família,ou notas sobre alguém - favoráveis ou não - elevando ou destruindo reputações ou escrever versos com a maestria dos grandes poetas ou livros que marcaram a humanidade e influenciaram gerações.
Para alguns,escrever é uma necessidade; para outros,compulsão.Digo isso porque vejo o desespero de algumas pessoas que se entocam,perdem os bons momentos da vida,rebuscando textos,modificando suas próprias ideias,ouvindo opiniões críticas,preocupando-se com sinais ortográficos,como se o ato de escrever fosse uma prisão em vez de uma alegria ou expressão de si mesmo.Para mim,isso se parece com prisão de ventre:dolorosa e incomodativa,além de anti – natural,claro.Não creio que escrevam por prazer,mas,como disse uma certa mocinha a um grande escritor meu amigo,ele mesmo ,um mestre na arte da escrita: 
-Escrevo preocupada com o mercado,perco noites pensando se o livro vai vender,quero ficar rica e famosa.
Meu amigo que,como eu ,nunca se preocupou com essas firulas e escreve por prazer,ficou um pouco chocado,com as opiniões dessa” cultural climber”,alpinista social,que,jamais chegará onde quer, porque,o ato de escrever é místico,tem que fluir,é como fazer xixi,como dizia outro mestre ,Lobato,que sabia que livro muitas vezes mexido e consertado,desanda como doce de leite e não consegue passar emoção,pois,o autor está preso a regras e convenções,além de falsas esperanças.
Escrever é uma necessidade que,nem sempre supre nossas necessidades  básicas,pois,uma carreira literária constrói-se ao longo de vinte anos ou mais,alguns como Melville,morrem sem ter alcançado a fama,mulherzinha venal e caprichosa ,que anda sempre rondando a “Deusa Cadela”,como D. H. Lawrence,se referia á Literatura.
Está claro ,para mim,uma coisa: escreva claro e ponha emoção no que faz,esse é o segredo da escrita.E,acima de tudo,não escreva para os outros; para mim,escrever é um diálogo  do escritor consigo mesmo,pois trás para o presente  a sabedoria que se aprendeu durante a vida.
Se Deus escreve certo por linhas tortas,porque devemos nos preocupar tanto com acentos,ortografias, porque ter medo de neologismos,brilhantemente criados por Guimarães Rosa,se a língua é móvel,como as mulheres,aliás é a língua,notou, e o povo é seu único dono e senhor?
Do latim castrense,falado errado nos quartéis,nasceu o português,nossa língua ,última flor do Lácio,inculta e bela ,como disse Bilac.


AS MAIS BELAS BIBLIOTECAS DE TURIM

Quase de malas prontas para visitar novamente a Itália em Maio ,que tal apresentá-los ás mais belas bibliotecas de Turim ,onde passarei 10 dias durante o Salão Internacional do Livro/2015?
Relaxem e aproveitem


LA TESORIERA
Casa de música,biblioteca e belo parque 

 BIBLIOTECA REAL DE TURIM




A MAIS IMPORTANTE BIBLIOTECA DE TURIM
PIAZZA CASTELLO,191


BIBLIOTECA CIVICA CENTRALE

BIBLIOTECA NAZIONALE UNIVERSITARIA DE TORINO
PIAZZA CARLO ALBERTI,3


PARA LER,RIR E PENSAR


O Rei dos Animais
Millôr Fernandes

Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que é você!".

     Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".

     Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.

     Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".

M O R A L: CADA UM TIRA DOS ACONTECIMENTOS A CONCLUSÃO QUE BEM ENTENDE.
Extraído do excelente blog  Releituras


                                QUER UMA BOA LEITURA?

                              PEÇA O SEU POR APENAS $10
                                  miriamdesales@gmail.com
                                           Pecado é não comprar!


                                                     CONCLUSÃO
                                         PECADOS COMETIDOS


                                                             GULA
                                          VOU COMPRAR LOGO 10



                                                            AVAREZA
                 DEUS ME LIVRE,GASTAR DINHEIRO ÁTOA?



                                                              LUXÚRIA

                       ÊPA,VOU PEDIR.DEVE TER SACANAGEM!



                                                              IRA
NÃO COMPRO!E PAREM DE ME PEDIR PRA COMPRAR COISAS.



                                                              INVEJA
PORQUE EU COMPRARIA UM LIVRO TÃO BOM ,MAS,QUE NÃO ME SELECIONARAM PARA ENTRAR?



                                                    PREGUIÇA
É BOM,MAS,PASSAR UM MAIL DÁ UM TRABALHO!


                                                VAIDADE
DEVE SER BOM,MAS ,EU ESCREVO MELHOR...



QUER FAZER AMIGOS?   CONHECER GENTE INTERESSANTE?                    FREQUENTE AS FESTAS LITERÁRIAS

                   ANTONIO TORRES- Bienal da Bahia,2009


IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO,FLIMAR/2010


                            FREI  BETTO,FLIPOÇOS,2011


                                              FERNANDO DE MORAIS,FLIPORTO,2011


                                     MARIA PAULA,FLIPORTO/11


                         LAURENTINO GOMES,FLIMAR/2014


                             ITTALA NANDI,FLIMAR/2014



                PANORAMA DA LITERATURA BRASILEIRA
A NOVA SELETA  BILINGUE DA EDITORA PIMENTA MALAGUETA
                              PORTUGUÊS/INGLÊS
CONHEÇA O QUE HÁ DE MELHOR NA MODERNA LITERATURA                                               DO BRASIL
LANÇAMENTO EM MAIO /2015 NO SALÃO INTERNACIONAL DO                                              LIVRO,TURIM,ITÁLIA
                                            RESERVE JÁ O SEU!


ATÉ MAIO/2015



                                                                


                         
                                  
               

                                                                

2 comentários:

  1. Que Maravilha, Miriam! Fiquei extasiada! Feliz Páscoa , bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida menina,que bom revê-la.Que não faltem coelhinhos coloridos em sua mesa trazewndo saúde,paz,felicidade e muito chocolate. bjks

      Excluir