Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOTÍCIAS LITERÁRIAS






Miriam de Sales faz palestra sobre Monteiro Lobato na Livraria Cultura, em Salvador-BA

31 acessos - 0 comentáriosNo dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil - data em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, o pai da Turma do Sítio do Picapau Amarelo. Para celebrar a data, a Livraria Cultura, em Salvador realizará no dia 17 de abril (domingo), às 13h, no Shopping Salvador, a palestra com o tema: Monteiro Lobato, com a escritora e professora Miriam de Sales Oliveira. Entre os tópicos abordados pela palestrante estarão: o homem Monteiro Lobato; vida e obra, o editor, o industrial, o criador do Sítio do Picapau Amarelo, lutas políticas e prisão, distribuição de livros e curiosidades.

Para Miriam de Sales, Monteiro Lobato é o maior escritor infantil brasileiro, um homem de múltiplas facetas. Fazendeiro, escritor, editor, industrial preocupado com sua gente e com o futuro do Brasil, principalmente focado na saúde e educação do nosso povo. "No decorrer deste bate " papo com o público; mostrarei cada uma das muitas faces deste grande brasileiro, de longe um homem acima do seu tempo, um visionário e um profeta dos tempos modernos", adianta a escritora. Miriam de Sales Oliveira - Nasceu em Salvador, Bahia. Professora formada pela Faculdade de Filosofia da Bahia, estudiosa da vida e obra de Monteiro Lobato. Escritora por vocação, estudiosa de Historia e Literatura. Fez vários cursos livres dessas matérias na Fundação Calouste-Gulbenkian, em Lisboa, no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, na Fundação Cultural do Estado da Bahia, no Museu Carlos Costa Pinto e na Academia de Letras da Bahia. 

Como pedagoga especializou-se em Piaget e Maria Montessori, ministrando cursos sobre esses mestres em várias escolas particulares de Salvador. Seus trabalhos literários são ecléticos, um passeio por vários temas, porém, todos com uma boa dose de humor. Escreve jornais e para vários sites e conta com cerca de 900.000 leituras. É membro da Academia Poçoense de Letras e Artes, ocupando a cadeira 55. Membro da Academia de Cultura da Bahia. Membro do Comitê de Autores da Câmara do Livro da Bahia. Membro da Academia de Letras y Artes de Buenos Ayres e da União Brasileira de Escritores - UBE. Autora de 08 livros, sendo o ultimo, "A Bahia de Outrora", um dos livros de autores baianos mais vendidos em 2010, já na 2ª edição revista e ampliada.

Serviço:
O que: Palestra sobre Monteiro Lobato, com Miriam de Sales Oliveira
Onde: Na Livraria Cultura no Shopping Salvador - Av. Tancredo Neves, 2915 - Caminho das Árvores - Salvador/BA

2 comentários:

  1. Mirokca,

    Parabenizo e vibro daqui com tua palestra, onde a competência e a habilidade de trabalhar Monteiro Lobato nas escolas sumiu das práticas pedagógicas. Pois, era um meio lúdico e enriquecedor de formar nas mentes infantis o prazer e o gosto pela leitura.

    Um forte Abração e continue com muita luz para contribuir cada vez mais com a educação e com a cultura .

    Solange.

    ResponderExcluir
  2. uerida Solange,meu maior presente é tê-la como amiga. bjks

    ResponderExcluir