Seguidores

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MARECHAL DEODORO,A CIDADE DAS LETRAS

                                                 



                    O BLOG DE OUTUBRO/13







                                                          RUMANDO PARA O AMAPÁ

                                                                            FLAP/13











A CIDADE DAS LETRAS
                    NA VISÃO DE MIRIAM SALES

                                                               Mesa de abertura,autoridades

Sim,é isso mesmo,todo ano,neste período,a pequena e encantadora cidade de Marechal Deodoro ,transforma-se na capital nordestina da cultura,com a FLIMAR,importante festa literária desta região
Por quatro anos consecutivos ,escritores famosos do Brasil e do mundo pousam nas Alagoas num encontro muito produtivo ,palestrando,discutindo ,debatendo literatura e trazendo ao povo deste sítio uma oportunidade de conhecer o que se faz de melhor na arte literária no Brasil de hoje.
Com se isso não bastasse,há boa música,shows,um sarau poético,manifestações folclóricas e populares, serestas,livrarias, filmes,desfiles de moda e boa gastronomia.Tudo isso e mais a simpatia e cordialidade do marechalense,orgulhoso da sua cidade de seus filhos ilustres.
Esse ano,os homenageados foram Cacá Diegues e Graciliano Ramos.
Complementando a festa , passeio de barco pela lagoa,as barracas na bela orla lagunar,o tradicional trenzinho da Braském,percorrendo  lugares históricos e a Flimarzinha,dedicada ás crianças.

                                                 Audálio Dantas e Isvânia Marques,mesa genial


Auditório atento.Eu e a bela Lizien Daniela,autora de "Dana".

No dia 26/9
tivemos as mesas mais importantes:”O Prefeito Graciliano Ramos”,com o jornalista Audálio Dantas,a acadêmica Isvânia Marques,(que escreveu um belíssimo livro sobre Graciliano,”Para ti,Graci(liano),a e a professora Vera Romariz,tendo como mediador o Maurício Melo Filho.Em seguida,Wladimir Saldanha e Luiza Nóbrega,discutiram a visão de Ledo Ivo sobre Graciliano.
Na mesa 5 a ambientalista,escritora e professora Catarina Burity,mediada por Ricardo Ramos Filho,neto do escritor,discutiram a ecologia na obra do Velho Graça.E,por fim,tratou-se do jornalista Graciliano,homem de múltiplas facetas,na prosa interessante de Audálio Dantas,Luiz Gutemberg e Maurício Melo Filho,mediados pelo grande Homero Fonseca.
Á tarde ,houve várias palestras com temas diversos no Sesi e á noitinha e sem hora para acabar, o aplaudidíssimo Sarau na casa do Marechal,com  poetas e poetisas de diversas correntes,,especialmente Carla Nobre e o grupo do Amapá e o sempiterno Chico de Assis,além do Paulo Poeta e Ricardo Cabús,tudo bem organizado pela Letícia Elena,num grande trabalho.

Homero Fonseca

                                                         DIA 27/9
Só posso falar das mesas vespertinas,pois,passei a manhã na Praia do Francês, que ninguém é de ferro e  um relax é necessário e faz muito bem.
Comecemos com Cacá Diegues,muito bem acompanhado por Luiz Gutemberg,falando sobre a presença de personagens alagoanos na obra cinematográfica  de Cacá,ele mesmo um alagoano de boa cepa, mediado pelo Homero Fonseca,como Ledo Ivo ,um pernambucano apaixonado por Alagoas.
Tieta do Agreste e outros filmes de Cacá que se renderam á ecologia,foram muito bem discutidos e avaliados pela Catarina Buriti e Graziella Fritscher,que escreveu uma obra sobre o assunto e a distribui,gratuitamente aos interessados que lhe solicitarem.
Deixei para o final a cereja do bolo;um debate sensacional sobre ao conjunto da obra de Cacá,com Marcos Sampaio,Luiz Gutemberg,Paloma Amado,Graziella Fritscher,Homero Fonseca,tendo como mediador Carlito Lima,idealizador,realizador e capitão deste barco literário que singra os mares e lagoas desta terra,sobranceiro,apesar de ventos e tempestades.
O sarau na casa do Marechal continuou ,desta vez com a presença de Claufe Rodrigues e sua esposa ,a bela Mônica Montone,um adorável casal de quem me afeiçoei de pronto,como é meu costume quando me deparo com pessoas do bem.
Passei por lá e ainda recitei um poema da Tânia Moreno,que me pediu com seu jeitinho carinhoso,embora meus dotes declamatórios deixem muito a desejar.
Ainda neste dia,tivemos um desfile de modas com rendas e filés alagoanos ,famosos no mundo inteiro e disputados pelas pessoas de bom gosto.As palestras continuaram
no Sesi e um proveitoso debate sobre a política  brasileira,aconteceu no IFAL,com os escritores  Carlos Yeshua Souza,baiano,jornalista e ativista literário e Cássio Cavalcante ,autor de uma excelente biografia de Nara Leão e de um livro maravilhoso,o “Batepapo Literal”,com autores pernambucanos,capa dura e papel couché,sim ,senhor,além de belíssimas fotografias a cores do velho Recife.Obrigada,Cássio,pelo presente,que enriqueceu por demais minha biblioteca.Esse debate tornou-se possível graças ao livro “Carta ao Presidente”,do qual participei ,com depoimentos e sugestões de escritores baianos sobre complexos temas de governabilidade,no Brasil.


                                                                              Eu e a Tânia Moreno,no Sarau

Mesa sobre o Livro Digital:eu,Gustavo Gonçalves e Maurício Melo Filho

                                                       DIA 28/9,GRAN FINALE
Ôops,hoje é o último dia,que pena!
Mas,vamos ao trabalho que para hoje fui escalada.rsss
Comecei ,pela manhã,ás 10 hs com meu parceiro na produção de livros digitais ,Gustavo Gonçalves e tendo o Maurício como mediador.Nossa árdua tarefa era falar sobre o livro digital,sujeito mal visto ainda em todo o Brasil,embora ,nos States,seja o “ovo do indês”,como se diz neste Nordeste de tantos bons ditos populares.
Para uma plateia pequena,mas,atenta,que foi crescendo no decorrer da palestra,falamos sobre as vantagens deste novo trabalho para o escritor e para o leitor prático,ressaltando o custo baixo,a acessibilidade,a visibilidade ,pois num átimo conquista  leitores  no mundo inteiro e da possibilidade de se colocar música e fotos coloridas e diminuir muito,para o autor,a dependência de livreiros e distribuidores que consideram um “mico” de bom tamanho o escritor iniciante e,por isso,não se arriscam.
Ás 14hs uma mesa de poesia.”Vamos viver de brisa...e poesia”,com José Inácio,Carla Nobre e Claufe Rodrigues,tendo como mediador Ricardo Cabús.
A mesa que se seguiu sobre Jorge de Lima foi sensacional ,mostrando toda a arte do grande poeta alagoano,que,num poema sobre a a Bahia,onde estudou medicina em priscas eras,citou o meu tio – avô ,Artur de Salles,que conheceu em gloriosos dias baianos.Claufe Rodrigues e seu violão e Maurício Melo louvaram muito bem o grande poeta.
“O olhar feminino sobre Graciliano Ramos”,a mesa que participei em excelente companhia,teve o Ricardo Ramos Filho e a simpática Elizabete Ramos,netos de Graciliano,Paloma Amado e Catarina Buriti.

Mesa  sobre a visão feminina na obra de Graciliano:Ricardo Ramos,eu,Bete Ramos e Catarina Buriti

Falamos dos mais importantes personagens femininos de Graciliano, composto de mulheres fortes,como Sinhá Vitória,Mocinha,Madalena e Marina,tão diferentes nas suas vidas e tão iguais nas suas aspirações e sentimentos.Uma bela mesa,muito sentimental!
Bem,”last but not least”,veio para encerrar com chave de ouro ,a palestra do Ministro Aldo Rabelo sobre o futebol e  os motivos de se fazer uma Copa do Mundo,no Brasil,pais tão carente de tudo;o Ministro justificou a Copa,mostrando os benefícios que esse evento traria para a economia nacional.
Á noite,os Seresteiros da Pitanguinha e o show de Geraldo Azevedo encerraram a linda festa.
Já está marcada a do próximo ano. De 12 a 15/11 .Comecem a fazer a poupança,pois,Alagoas,não Paris vale uma missa.Aliás,vale o missal inteiro.*
*Frase célebre de Hemingway:-“Paris vale uma missa.”



                     Ministro Aldo Rabelo,eu,Bete Ramos,Catarina Buriti e Carlito Lima

Graaande mesa ,no cafezinho:José Inácio,eu,Vladimir Saldanha,Luiza Nóbrega,Catarina Buriti,Lizien Daniela e Iana.

                        Miriam Sales e Jubs Pimentel:escritora,leitora e amiga querida.

Miriam Sales e Claufe Rodrigues com a esposa,Mônica;simpáticos,elegantes e participantes

Carla Nobre,a força da poesia
                                                                   Sexta,no Sarau