Seguidores

domingo, 18 de março de 2012

SEMPRE ALERTA: MUDANÇA NA LEI DOS DIREITOS AUTORAIS











Escrito por Julia Marques.
 Postado em Notícias
 14 de Março de 2012
 A sensação de comprar um livro novinho e cheiroso é ótima.
 Mas a sensação na hora de pagar nem sempre é das melhores. O xerox pode ser a solução mais barata de ter um texto em mãos, mas até o momento, fazer a fotocópia de um livro inteiro não é permitido
 Essa proibição pode estar com os dias contados caso um projeto de lei seja aprovado no Congresso.
 A mudança na lei de direitos autorais, de 1998, ainda passa pela análise da Casa Civil. Se for adiante, o xerox de uma obra inteira pode ser liberado para uso não comercial.
 Ou seja, estudantes que fazem uso de livros para sua formação acadêmica vão poder tirar cópia de exemplares completos sem culpa no cartório.
 A lei de direitos autorais no Brasil vinha sendo criticada por especialistas por não estabelecer um equilíbrio entre o direito ao acesso público a informações, garantido pela Constituição, e a proteção do trabalho intelectual.
 A mudança na lei, construída pelo Ministério da Cultura nos últimos anos por meio de consultas públicas, pode ser avaliada ainda este semestre.
 Informações do Estadão e do Ministério da Cultura
 Imagem: Divulgação/ Internet


E,VOCÊ,CARO ESCRITOR,CONCORDA?
DEIXE SUA OPINIÃO.














QUER PUBLICAR SEU LIVRO?
PASSE LÁ!


www.editorapimentamalagueta.blogspot.com


sejaumautor@pimentamalaguetaeditora.com.br











terça-feira, 6 de março de 2012

A MAGIA QUE VEM DA MULHER



Concordo, foi uma  boa idéia escolher um dia para homenagear a mulher .Mas,um dia só não basta;as homenagens para elas e,sobretudo,o respeito,deveriam  se estender por todos os dias.
Mulheres e homens (não esquecer deles), juntos  formam as   sociedades, desde as primitivas até hoje.Eles constituem famílias,criam filhos,produzem riquezas e transmitem educação;qualquer tipo de educação,acadêmica ou por tradição oral,pois,todos têm sempre o que ensinar e todos podemos aprender.
Numa família  cabe á mulher a função diplomática de solucionadora de conflitos,unindo o tecido familiar para que não se rompa,pois,uma família em pedaços,contribui para o esgarçamento  do tecido social e destrói  até civilizações.
 À mulher coube o dom da maternidade e,por  isso,teve aumentado  muito o seu quinhão de amor e paciência;educar a prole,defendê-la dos perigos,orientá-la,fazer de meninos cidadãos,manter a pax domesticas -tarefa tantálica- mas,vencida pela maioria de nós.Muito nos foi exigido,portanto,tudo será tentado.
Nos tempos de outrora era mais fácil;homens e mulheres tinham um papel determinado,ele,o provedor,ela,a mãe,dona de casa,responsável pela administração do lar e educação dos filhos.Era uma família melhor alicerçada,havia mais respeito e obediência.era,certamente,mais fácil educar.
Depois que,pela força das circunstancias,a mulher foi arrastada ao mercado de trabalho,a família, célula-máter  da sociedade,rompeu-se,degenerou-se,porque,sem uma sólida base familiar,quem educa essas crianças?Quem lhe mostra o caminho da retidão e do respeito?Deu no que vemos.Tenho certeza que não estamos melhor e receio que vamos piorar.Receita para mudar tudo isto?Oxalá tivesse!
Impossível voltar no tempo.Mas,tenho saudade do tempo em que minha avó contava estórias,estórias essas que foram a base dos meus trabalhos de hoje,dos cuidados da minha mãe,da presença forte do meu pai perto de mim,da proteção e da defesa.Naquele tempo tínhamos medo do bicho-papão e do homem do surrão,que roubava crianças.Tomávamos e recebíamos a benção;as paredes do nosso lar eram nossa proteção.
Nossas crianças hoje,cedo entregues ao mundo,vítimas inocentes de pedófilos e de padres safados que condenam as vítimas e não os algozes.Triste mundo!













Cléo Anselmo é uma das mais belas promessas da nossa moderna Literatura.
Versos sentidos e perfeitos,plenos de emoção e sentimento encantam os leitores.
De bem com a vida,a moça que diz não saber descrever a si mesma,aparece ,soberana,nos versos que escreve.
Leitores,ela está nos devendo um livro.
Faça uma visita a seu espaço e descubra uma Cléo cheia de artes.










MITOS DA HISTÓRIA

LADY GODIVA

Mitos da História
Lady Godiva
Godiva era uma bela e compassiva mulher que pediu a seu marido e senhor ,o conde Leofric,que baixasse os impostos para ajudar os mais pobres.
-Só no dia que você desfilar nua pelas ruas,disse o machão – era o mesmo que dizer - no dia de São Nunca.
Mas,há quase mil anos atrás ,ele não conhecia a mulher que tinha.Como os seus descendentes , hoje,também.
Conta a lenda que a bela lady desfilou pelada pelas ruas de Coventry, apenas coberta pelos longos cabelos, diante dos olhos embasbacados dos aldeões.
Espantado, o marido cumpriu sua parte.
A estória rendeu livros,obras de arte,filmes.
Mas,infelizmente é tudo mentira , uma lenda criada quase dois séculos depois da morte do casal.
Além de Leofric ser um bom senhor, nenhum documento da época registra o fato.



6 de março
 
Miriam, que trabalho lindo e recheado de fotos! Muito obrigada. Foi talvez a entrevista mais completa que já tive no ciberespaço.
Nota 10. Vou mandar para todos os meus contatos. Beijos, norma blum





Miriam,

FELIZ DIA DA MULHER! Você escreve como se estivéssemos conversando na sala de estar numa conversa informal e agradável.

Um grande abraço,  Yayá.